9 de out. de 2012

DENÚNCIA: GRILO RENOVA CONTRATO MILIONÁRIO


EDITORIAL
O prefeito Grilo renovou neste mês de julho o contrato com a empresa ECOTERRA Serviços de Limpeza Ltda. o qual somado ao contrato anterior com a mesma empresa em 2010 totaliza quase UM MILHÃO DE REAIS (R$ 933.360,00).
O contrato (MILIONÁRIO) é para manutenção de áreas públicas e capinação química. Observem que é capinação química, ou seja, o famoso mata-mato e alguns outros serviços de capinação. UM MILHÃO EM DOIS ANOS PARA CARPIR MATO; dá para imaginar caro (e)leitor?
Nunca ANTES na história dessa cidade se gastou tanto com esse tipo de serviço. Sempre foram os próprios funcionários da prefeitura que o fizeram, e por sinal, muito bem feito. Também nenhum município de porte médio ou pequeno gasta com a terceirização desse serviço.
Aqui, nessa pacata cidade sob o comando do Grilo a coisa é diferente: dinheiro é CAPIM e para tal finalidade ele deve ser utilizado. Afinal quem é que vai conferir quantos metros quadrados de grama/mato se cortou ou não, não é mesmo?
Falando sobre saúde pública, por exemplo, com o mesmo valor acima gasto cortando mato, a população poderia ter acesso a pelo menos 15.500 consultas com ortopedista, pneumologista, vascular, e outras especialidades, considerando o valor da consulta a R$ 60,00 quando terceirizadas pelo serviço público.
Dados Interessantes:
A previsão do governo Grilo é gastar R$ 430 mil nesses QUATRO ANOS em REMÉDIOS para a população, esse valor é menos que a metade do que ele está gastando em DOIS ANOS CORTANDO MATO.
Para sua indignação, assim como a nossa, mostramos na tabela abaixo para você caro (e)leitor o que seria possível fazer em dois anos com esse dinheiro gasto por Grilo cortando mato; acompanhe:
Na Política:
Valor do contrato em dois anos
Divido por:
O que daria para fazer:
R$ 933.360,00
R$ 545,00 valor do Salário Mínimo.
Pagaria 1.712 Salários Mínimos;
R$ 933.360,00
R$ 893,25 – Salário Mínimo dos funcionários da prefeitura
Pagaria mais 1.044 salários mínimos da prefeitura ou se contrataria mais pessoal;
R$ 933.360,00
R$ 6.304,39 – Salário do Prefeito
Pagaria 12 anos de salário do prefeito;
R$ 933.360,00
R$ 10.170,00 – Salário somado dos nove vereadores
Pagaria 7 anos e meio de salários dos nove vereadores de Saltinho;
R$ 933.360,00
R$ 149,00 – Cesta Básica da Prefeitura
Compraria 6.264 cestas básicas para os funcionários da prefeitura;
Na ÁREA DA Saúde:
Valor do contrato em dois anos
Divido por:
O que daria para fazer:
R$ 933.360,00
R$ 430,00 – Ressonância Magnética
Compraria para os usuários do Posto de Saúde 2.170 Ressonâncias Magnéticas;
R$ 933.360,00
R$ 212,00 – Tomografia
Compraria para os usuários do Posto de Saúde 4.402 Tomografias;
R$ 933.360,00
R$ 120.000,00 – Gastos com medicamentos em um ano.
Compraria 8 vezes mais medicamentos para o povo;
R$ 933.360,00
R$ 121.000,00 – Gastos com exames de laboratório em um ano.
Oferecer oito vezes mais exames aos usuários do posto de saúde;
R$ 933.360,00
R$ 60,00 – Gasto com consultas em ortopedia, peneumologia, vascular...
Seria possível realizar mais 15.500 consultas desse tipo.
nO SETOR DE Obras:
Valor do contrato em dois anos
Divido por:
O que daria para fazer:
R$ 933.360,00
R$ 39.205,00 – Valor da construção de sala de uma sala de aula.
Construção de 23 novas salas de aula, ou seja, mais 03 escolas municipais;
R$ 933.360,00
R$ 170 .000,00 – Reforma e construção praça Palmares.
Construção de 5 novas praças no município para o povo;
R$ 933.360,00
R$ 91.800,00 – Construção da Pista de Skate.
A construção de mais 10 pistas de Skate.
R$ 933.360,00
R$ 600.000,00 – Recapeamento da vicinal Pedro Bortoleto.
Asfaltar pelo menos mais 10 km de estradas rurais.
R$ 933.360,00
R$ 200.000,00 – Construção de galerias de capitação pluvial no Jardim Palmares I
Expandir esse sistema de capitação Pluvial cobrindo uma área 5 vezes maior que a original.
R$ 933.360,00
R$ 1.400.000,00 – Construção da creche
Construção de 70% de creche com recursos próprios, ou mesmo dobrando a área da futura creche.
R$ 933.360,00
R$ 404.980,00 – Valor da aquisição de 2 caminhões pela prefeitura.
Poderia ser comprado mais 4 caminhões no mesmo valor.
R$ 933.360,00
R$ 121.875,00 – Iluminação do Estádio Vicente Marino.
Iluminação de mais 7 campos oficiais de futebol.
nO SETOR Social:
Valor do contrato em dois anos
Divido por:
O que daria para fazer:
R$ 933.360,00
R$ 145.000,00 – Valor de um micro-ônibus escolar.
Comprar mais 6 novos micro-ônibus escolares.
R$ 933.360,00
R$ 90.000,00 – Valor anual de Oficinas Culturais.
Daria para se pagar 10 anos dessas Oficinas.
R$ 933.360,00
R$ 1.500,00 – Valor de um Computador.
Daria para adquirir 622 computadores para cursos de capacitação de funcionários e munícipes para o mercado de trabalho.
R$ 933.360,00
R$ 200.000,00 – CENTRO CULTURAL DO IDOSO
SERIA POSSÍVEL CONSTRUIR 5 CENTROS CULTURAIS COMO ESTE.
Isso é apenas uma amostra. A ECOTERRA vem trabalhando em Saltinho com aproximadamente 13 funcionários, os quais ao longo desses dois anos receberão juntos – incluindo os encargos trabalhistas – um valor aproximado de R$ 374 mil reais. Todavia, estimando-se um gasto de R$ 100 mil reais em produtos químicos e equipamentos, o LUCRO FINAL obtido pela ECOTERRA nesses dois anos de contrato com a Prefeitura de Saltinho é aproximadamente de R$ 460 MIL REAIS.
Alguém já viu um lucro dessa monta para CORTAR MATO e aparar GRAMA em algum município desse tamanho?
Caro (e)leitor, se você já viu, por favor nos avise.
O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião em nossa seção “Comentários” logo abaixo desse texto.