9 de out. de 2012

Caso de Polícia!


“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.”
Willian Shakespeare.
Postado por Eduardo Monte Bello
Seis vereadores da Câmara Municipal de Saltinho demonstram, mais uma vez, sua fúria antidemocrática em um ato vassalo, conivente e doloso à liberdade de informação, ao reprovarem quatro requerimentos dos vereadores de oposição que solicitavam diversas informações sobre contratos e licitações celebrados entre a Prefeitura junto a outras empresas.
Lourdes Torina, Edilson Bressan, Antonio Teixeira, Rodrigo Artur (Cartucheira), Rodrigo Pinhiro (Digão) e Florindo da Cruz votaram contra os quatro requerimentos elaborados por Carlos Borges e Claudemir Torrezan (Pimentão) nessa última sessão ordinária da Câmara em 01/03/2011.
O que nos assustou ainda mais, foi ver que nenhum dos vereadores contrários aos requerimentos subiu à tribuna para dar explicações sobre o motivo da rejeição.
Como pode ser visto no vídeo abaixo, na sessão anterior a essa votação (22/02/2011), o vereador Carlos Borges foi à tribuna dar explicações mais detalhadas sobre um dos requerimentos.
Nesse vídeo podemos vê-lo apresentando aos demais a calamitosa situação atual do Aterro Sanitário da Cidade e questionando a licitação entre a Prefeitura e a empresa responsável pelo transporte e acomodação final desse lixo, assim como o valor da licitação e também a forma como o serviço está sendo realizado que, no entendimento desse vereador é irregular.
Em seguida, temos o vídeo da sessão passada (01/03/2011), onde os quatro requerimentos foram reprovados pelos seis obstinados vereadores defensores da atual administração.
Como pôde ser visto no vídeo acima, o que existe atualmente na Câmara é um grupo conivente com supostas irregularidades que estão sendo cometidas pela prefeitura, já que eles negam o acesso às informações solicitadas por Carlos Borges e Claudemir Torrezan.
Um grupo submisso ao prefeito e fiscalizado a “ferro e fogo” por sua esposa (a vereadora Lourdes Torina) na Câmara.
A democracia está vivendo dias sombrios ao redor do globo nesses últimos anos. Ela está passando pelas mesmas dificuldades em Saltinho. Um município sem mídia, sem Fiscalização, sem voz e, por fim, sem esperança.
Onde depositar nossa esperança se o único lugar que deveria fiscalizar, questionar e barrar irregularidades da Prefeitura está subjulgado a ela?
Com esse imoral e desastroso ato cometido pelos seis vereadores, a Câmara perde sua função vital. Agora ela nada mais é do que uma acomodação cara para sustentar vereadores leitores de poesia, criadores de “monções de aplausos” e garimpeiros de alienígenas prontos a receber “títulos de cidadão da cidade”. Atividades caras ao bolso do contribuinte, considerando que as funções vitais dessa instituição foram postas para escanteio.
Segue abaixo a lista dos quatro requerimentos rejeitados pelos seis vereadores:
1. Requerimento 005/2011- Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre o processo licitatório correspondente a Carta Convite Nº 029/2010 para Prestação de Serviço de Transporte e Acomodação Final do Lixo Doméstico Coletado no Município de Saltinho.
2. Requerimento 006/2011 – Solicita informações ao Chefe do Executivo a respeito dos serviços prestados pela empresa ECOTERRA Serviços de Limpeza LTDA para o Município de Saltinho.
3. Requerimento 007/2011 – Solicita informações ao Chefe do Executivo a respeito dos Valores Gastos com o Plantio de Árvores no Município de Saltinho.
4. Requerimento 008/2011 – Solicita informações ao Chefe do Executivo a respeito do Contrato Nº 061/2009 Celebrado entre a Prefeitura de Saltinho e a Empresa Maranha Serviços Médicos de Piracicaba e Região LTDA.
Explicaremos o teor de cada requerimento com o passar dessa semana.
* Fonte dos Vídeos: Câmara Municipal de Saltinho.