20 de jan. de 2011

O WikiLeaks Caipira



Postado por Theo Sarapo

Aumento extorsivo de impostos municipais proposto por Grilo e chancelado pelos seus vereadores de aluguel? O WikiLeaks caipira publica. O acesso de raiva de Grilo em um evento para crianças chamando seus críticos de “ratos de esgoto”? O WikiLeaks caipira noticia. Vereadores compadres blindando o prefeito e família de investigações embaraçosas? O WikiLeaks caipira denuncia. Dois milhões e trezentos mil reais deixados pela administração anterior? O WikiLeaks caipira questiona. Destino de verbas para o plantio de árvores, reservatório de água? O WikiLeaks caipira esclarece.
Se “A Janela Indiscreta” é o WikiLeaks caipira, Eduardo Monte Bello é o Julian Assange da Avenida Sete de Setembro. Julian Assange é fundador e editor-chefe do WikiLeaks. WikiLeaks é uma organização internacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia que publica em seu site informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas e tem deixado muita gente grande de cabelo em pé. Julian Assange é perseguido e ameaçado. Eduardo Monte Bello é ameaçado, como ele próprio publicou em seu artigo intitulado “Uma breve resposta a conhecidos anônimos”. O seu verdugo, meio iletrado, disparou: “você deveria agradecer o Grilo e não ataca-lo (sic), seu muleke (sic), irresponsável, filhinho de mamãe!! Veio cacar (sic) aqui, de novo?? Olhe bem em quem as cacas (sic) vão cair. Héim (sic)...” Nunca um assecla fora tão fiel ao seu amo. Fiel até na forma de se comunicar.
Eu, Theo, sou um mero colaborador. Como voluntário do WikiLeaks caipira faço às vezes de Jacob Appelbaum. Appelbaum é colaborador do WikiLeaks. Appelbaum fora interrogado durante três horas por agentes da inteligência do exército americano a respeito de suas relações com a WikiLeaks e com Julian Assange e sobre suas opiniões sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. Eu fui interrogado durante três horas pela policia federal brasileira a respeito de minhas relações com o pessoal da oposição e sobre minhas opiniões acerca de Grilo. Appelbaum teve o seu laptop e celulares apreendidos. Eu tive o meu computadorzinho apreendido.
O mais sensacional do WikiLeaks caipira até agora, no entanto, tem sido o show proporcionado por seus comentadores. Fico particularmente feliz em saber que a Saltinho que pensa e que presta está crescendo e criando musculatura. São cidadãos de opiniões incisivas, independentes e, acima de tudo, de pensamento e ações democráticas.
O “A Janela Indiscreta” ou se preferir, o WikiLeaks caipira completa um mês de existência deixando muita gente grande (ou nem tanto) de cabelo em pé. Questões vitais para uma cidade sem imprensa que outrora deixavam de ser debatidas exatamente por falta de um fórum livre e eficiente, agora, além do debate; descortinam-se e vêm à tona. Vida longa a este libelo da democracia, pluralidade e tolerância, preceitos tão massacrados nos dias de hoje em nosso Torrão.
E continuamos soltos.