13 de jan. de 2011

O desafio: vereadora Lurdes X Elefanta Mosha



Postado por Theo Sarapo

Segurem-se nas cadeiras que mais um confronto de peso no reino animal está para começar. Reeditando memoráveis batalhas travadas no finado (e cassado) blog “O Saltinhense”, onde os nossos amigos de 4 patas (ou de nadadeiras, ou ainda emplumados) derrotaram impiedosamente dois nobres representantes da Câmara Municipal em vários quesitos, principalmente relativos à moral, inteligência, disposição para o trabalho, dentre outros; agora o “A Janela Indiscreta” leva à Saltinho que pensa um embate inédito. Quem será a vencedora? Façam as suas apostas. Vamos às contendoras: 


 
Nome: Maria de Lurdes P. Torina 

Gênero: Homo Sapiens
Idade: 52 anos

Ocupação: Do lar / Primeira dama / Vereadora nas horas vagas em Saltinho - Brasil
Peso: em torno dos 75 kg.



 
 

Nome: Mosha

Gênero: Elephas maximus
Idade: 4 anos
Ocupação: Elefanta em tratamento no Hospital Asiático de Elefantes em Hangchatr – Tailândia
Peso: em torno dos 4.000 kg.




Prova de Liderança: Neste primeiro combate, observou-se um interessante empate técnico. A aliá Mosha, como todas as fêmeas de sua espécie, quando matriarcas, lideram toda uma manada de seus semelhantes que variam entre 10 a 15 animais. A vereadora Lurdes, a exemplo de sua concorrente asiática, exerce enorme influência nas votações da Câmara Municipal, liderando os seus pares para aprovar subservientemente as indicações e requerimentos dos aliados e barrar as da já combalida e tímida oposição, fazendo assim a vontade do maridão. Resultado parcial: 1 a 1.

Prova de Força: Eis aí mais um empate interessante. Enquanto a elefanta Mosha demonstra grande força pelo fato de ter poucos predadores naturais, devido ao seu porte; a vereadora Lurdes também demonstra grande força e predomínio político quase pelo mesmo motivo: nem ela e nem o marido possuem predadores oposicionistas, são donos, isso sim, de uma vereança toda trabalhando bovinamente ao seu favor e, consequentemente, a do seu cônjuge. Placar parcial: 2 a 2.

Prova de Atenção: Aos 7 meses de idade, Mosha pisara sobre uma mina terrestre, cuja explosão causara a dilaceração da pata frontal direita da pobre aliá. Tal fato poderia custar-lhe a perda do primeiro ponto do desafio proposto por este escriba no quesito atenção. Entretanto, a pisada da primeira dama da cidade de Saltinho fora bem mais danosa e intencional. Refiro-me ao voto pela rejeição ao requerimento 017-2010, no qual se solicitava informações sobre o fornecimento de alimentos para a Prefeitura Municipal, estando o supermercado de sua família entre os verificados. Mosha, inocentemente, pisara sobre uma mina e perdera a pata. Lurdes pisara no tomate e perdera a oportunidade de dar uma chance para a ética e para o decoro. Ponto para a elefanta. Placar parcial, 3 a 2 para a paquiderme.

Prova de Capacidade de Recuperação: Para readquirir sua habilidade de locomoção após o acidente, Mosha submete-se a utilização de uma prótese e a sessões de fisioterapia no hospital veterinário tailandês. É alvo de grande admiração de seus tratadores e de populares que visitam a instituição pela sua enorme capacidade de superação e recuperação. Observamos aí mais um ponto para a aliá, uma vez que a cidade de Saltinho levará pelo menos uns 15 anos para se recuperar da passagem do casal peronista tardio pelo poder. Ponto para a elefanta. Placar final, 4 a 2 para o simpático animal.

Perde Lurdes, perde Saltinho. Outra vez.