25 de dez. de 2010

E agora? Quem poderá nos defender?


Postado por Eduardo Monte Bello
“Todos (os homens) são iguais. Mas alguns são mais iguais que os outros”
George Orwell, “A revolução dos bichos”.



“Igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras; são perspectivas. Assim discursa a personagem principal do brilhante filme “V de Vingança” ao tratar da perda dessas perspectivas e da forma opressora de Estado que tomou controle de Londres no filme.
Essas perspectivas se perderam também aqui em Saltinho na forma de um governo populista-pseudo-ditatorial de aspiração coronelista em sua forma nordestina mais bem acabada.
E aqui temos de tudo. Todos os piores personagens das histórias mais temerosas se misturam na política Saltinhense. Temos a “Casa grande” e temos a “senzala” também. Temos “coronés”, “servos”, “escravos”; temos “peões”, “jagunços” e até uma pérfida “sinhá”; temos “um pretenso ditador” à moda Charles Chaplin; temos jornais vendidos, informações roubadas, pessoas perseguidas. Temos “bobos da corte”, “videntes” e “magos”. Tudo se entremeia aqui. De estranho aqui, eu ainda só não vi o conde Drácula.
Por fim, nessa trama caleidoscópica nossas perspectivas estão sendo assassinadas aos poucos.
Não vemos justiça. Vide quem nos governa.
Não temos igualdade. Vide os últimos fatos da política municipal. Vide a defesa submissa e conivente da Câmara a atos extremamente duvidosos da prefeitura (lembrem-se que os vereadores estão lá para defender o povo, não o prefeito).
Não temos liberdade. Vide o cabresto imposto no setor público municipal cerceando a liberdade de expressão contraria a vontade dos “donos do poder”. Vide a manipulação de informação feita pela prefeitura no jornal local.
Nessa última semana fomos acusados de “ratos de esgoto”; anarquistas que pensam e agem diferentemente da suposta política “oficial”.
Sim, nós pensamos, agimos e propagamos um caminho e um mundo diferente. Uma via democrática onde as perspectivas acima executadas sumariamente pelo atual governo sejam revividas e garantidas novamente ao povo e sem distinção a ninguém.
Para encerrar, para aqueles que nos chamam de anarquistas, deixamos a seguinte frase do mesmo filme citado acima:
“A anarquia ostenta duas faces. A de Destruidores e a de Criadores. Os Destruidores derrubam impérios, e com os destroços, os Criadores erguem Mundos Melhores”.
Obrigado a todos pelas manifestações de apoio e pelos comentários deixados aqui no blog (de apoio ou não a nós).
Lembramos vocês que aqui todos estão livres para deixar comentários dos mais variados e os pensamentos mais contrastantes.
Diferentemente do jornal oficial do município, este é um espaço aberto a todos e as suas livres formas de pensar e expressar.