9 de out. de 2012

Por que Parou, Parou por quê?



Postado por Eduardo Monte Bello
Peço licença a Moraes Moreira para usar um dos mais famosos clichês cunhado por ele nos anos noventa para fazer a mesma pergunta ao presidente da Câmara dos Vereadores de Saltinho, Denilson Beltrame, em relação aos vídeos das sessões ordinárias da Câmara que não estão sendo mais atualizados para os internautas desde o dia 22 de março desse ano no site da Câmara.
Então pergunto: Por que parou, parou por que senhor presidente?
Como nossa memória é longa e não nos esquecemos facilmente de promessas políticas – principalmente daquelas que são noticiadas por departamentos oficiais de impressa – republicamos abaixo a fala do presidente Denílson* sobre o mais novo serviço do site da Câmara de Saltinho, “A Galeria Multimídia”, um serviço que oferece ao longo da semana a gravação das sessões ordinárias para quem não pôde assisti-la ao vivo.
Segue abaixo o trecho da notícia com a fala do presidente:
“O presidente da Câmara também informou que está sendo criado um mecanismo para disponibilizar no site www.camarasaltinho.sp.gov.br as sessões da Casa de Leis ao longo da semana. “Hoje, só temos a transmissão ao vivo das reuniões. A nossa ideia é sempre manter a última sessão do Legislativo no site. Acredito que nos próximos dias já vamos oferecer mais este serviço para nossa população”, destacou Denílson”.
Denílson realizou um ato louvável a democracia ao disponibilizar mais esse serviço à população. Com essa nova opção, qualquer um podia assistir as sessões e ter uma ideia do que estava acontecendo dentro do Poder Legislativo da nossa cidade.
No entanto, depois desse Blog usar algumas imagens das sessões e, com isso, apresentando a postura incorreta que está sendo tomada por parte dos vereadores da Câmara quanto o cerceamento à liberdade de fiscalizar o município – e com isso, a prefeitura – a “Galeria Multimídia” foi, deliberadamente, cortada da gama de serviços oferecidos no site da Câmara dos Vereadores de Saltinho.
O que teria levado o presidente da Câmara a mudar sua posição a “Galeria Multimída”? Estaria o presidente sofrendo pressão por parte de colegas vereadores da base aliada ao prefeito ou do próprio prefeito?
Talvez a resposta seja sim, e isso não seria um bom sinal, pois não seria saudável para a “instituição Câmara” um presidente tímido, sem opinião, que se deixa levar por pressões.
A independência do legislativo, e este representado pela força de seu presidente, é indispensável para o processo democrático.
Um presidente não pode se deixar levar por interesses de poucos, principalmente quando esses poucos têm mostrado em suas condutas grande voracidade contra a liberdade de expressão. Vejam a censura que fazem aos requerimentos apresentados pela oposição no plenário.

Se for realmente certo que os vídeos estão deixando de serem postados na “Galeria Multimídia” da Câmara por influência de forças reacionárias; Se for realmente certo que o presidente da Câmara está realmente acuado, ou pior, conivente com elas; só nos resta continuarmos combativos para evitar que uma minoria de nossa sociedade derrube um dos pilares básicos da democracia em Saltinho, ou seja, a liberdade de expressão e de informação.
__________________________________________________
* Publicado no site da Câmara Municipal de Saltinho em 23/02/2011.