Por Theo Sarapo
Gente miserável disputando restos com os urubus no lixão irregular da cidade? Yes, nós temos!
Caixa eletrônico explodido no meio da madrugada, nova modalidade do crime organizado? Yes, nós temos!
Obras superfaturadas? Yes, nós temos!
Obras públicas construídas em áreas particulares sem prévia autorização dos verdadeiros proprietários? Yes, nós temos!
Uma vereança quase toda trabalhando não em prol do bem comum, mas sim aos interesses do mandatário mor do município? Yes, nós temos!
Destaques negativos frequentes na imprensa? Yes, nós somos!
A terminação "istão", em alguns idiomas falados na Ásia Central, significa "lugar de morada" ou "território". Assim, o Afeganistão é o lugar de morada dos afegãos. O Cazaquistão, o território dos cazaques. Também por esse motivo, nosso amado torrão, com um governo tão corrupto e totalitário quanto das antigas repúblicas da extinta União Soviética, poderia muito bem ser rebatizado de "Griloquistão".
Grilo muito se assemelha a proto-ditadores terceiro-mundistas. Além do nariz adunco, Grilo e Gaddafi, o déspota líbio, chamaram seus opositores de "ratos". Neste particular, extraordinariamente, o tiranete da Lagoa do Milhã se antecipou ao crápula africano de Ray-Ban.
Outrossim, a cleptocracia de Grilo aparenta-se muito com as nações centro-asiáticas no quesito insegurança. O afegão tem medo do homem bomba. O saltinhense tem medo do ladrão forasteiro. O afegão conta com os Talibans. O saltinhense conta com dois soldados da PM.
Grilo apareceu no seu jornal ladeado de dois policiais militares, caneta na mão, olhar dissimulando preocupação a anunciar "medidas de segurança". Grilo aprendeu direitinho com seus professores petistas. Está virando um mestre no palavrório. É só ler a "matéria". Nada de concreto se observa. Grilo se limitou a recomendar tomar cuidado com carros e gente estranhos andando pela cidade. Grilo será promovido a secretário estadual de segurança com a brilhante medida. O incauto que pega o jornal na mão, após uma semana de crimes, vê a foto de Grilo em seu gabinete acompanhado de "autoridades" e lê na "manchete" que ele está tomando "medidas de segurança", abre as janelas, dorme tranquilo e reelege o prefeito. Quem tem o mínimo de discernimento e sabe ler nas entrelinhas nota que nosso ardiloso prefeito está totalmente desorientado, neste e em outros temas.
Grilo tentará a reeleição com votos vindos das camadas mais iletradas da cidade. E após seus oito anos, tentará perpetuar o seu clã, lançando a primeira-dama na disputa. Saltinho não merece mais essa praga.
Rebeldes líbios destituíram Gaddafi do poder. Rebeldes saltinhenses, uni-vos! Mas...mantenham suas janelas fechadas.