9 de out. de 2012

O Efeito Dominó

Quem será o próximo?


A corrupção é como um novo câncer da humanidade”
Dalai Lama

por Eduardo Montebello
As peças começaram a cair. Uma a uma elas sucumbem seguindo o curso irreparável de seus atos desastrosos. Corrupção e Prisão. Crime e Justiça. Ação e reação. Nada deve sobrar intacto. A justiça deve ser feita até a queda da última peça.
Dr. Hélio dos Santos (PDT), ex-prefeito de Campinas, caiu sob investigação do Ministério Público e teve seu mandato cassado na Câmara de Vereadores.


Silvio Félix (PDT), prefeito de Limeira, está com a esposa, filhos e demais suspeitos detidos por quinze dias por ordem do Ministério Público o qual está apurando diversas suspeitas dos envolvidos acima, entre elas, formação de quadrilha, enriquecimento ilícito, superfaturamento de obras etc.


Tanto Silvio Félix (PDT) quanto os membros de sua família possuem bens que, de acordo com o Ministério Público, não condiz com a realidade de seus ganhos. Casas, apartamentos, sítios, terrenos. Esses são alguns dos bens os quais o MP está questionando já que o salário desses indivíduos é extremamente inferior à tamanhas aquisições.
Dr. Hélio, Silvio Félix e sua turma são apenas dois exemplos próximos a nós. Segundo artigo publicado na revista Época desta semana pelo escritor e cientista político Alberto Carlos Almeida “(...)poucos sabem, mas nada menos de 274 prefeitos eleitos em 2008 foram cassados como resultado de investigações de Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Contas ou mesmo da Justiça comum. É preciso fazer justiça com nossa Justiça: as instituições de controle têm atuado de maneira cada vez mais eficaz. Falta muito ainda para colocar um político comprovadamente corrupto atrás das grades. Mas já avançamos nessa direção. Esse dia está chegando.”
Quem será o próximo a ser pego pelo do Ministério Público?
Não é segredo para ninguém que diversos prefeitos do Estado ainda estão sob a mira do MP, no entanto, qual será o próximo a a cair?
Quem aqui não conhece uma história sequer de políticos que não tinham onde cair mortos e, do dia para a noite, passam a ostentar riquezas inimagináveis para qualquer mortal-trabalhador-honesto-pagador de impostos?
Contratos milionários com empresas de fachada. Obras caríssimas construídas por empreiteiras de fundo de quintal. Favorecimento de amigos e compadres para a prestação de serviços para a prefeitura. Fraudes em contratos e licitações. Uso da máquina pública em benefício próprio. “Comissões” bem gordas para favorecer determinada empresa em processo licitatório.
Essas são algumas das arte-manhas que prefeitos usam para ganhar um “extra”, um “quinhãozinho” para ajudar a família. Pobrezinhos...
Até quando essa situação vergonhosa irá persistir em nosso cotidiano?
É por essas e outras que esse Blog apoia incondicionalmente os trabalhos do Ministério Público e os frutos colhidos por ele.
O Ministério Público se transformou no último refúgio do cidadão comum sedento por justiça.
Com Câmaras compradas, com vereadores submissos, calados e domesticados como animais de estimação, prefeitos fazem e desfazem do poder público, das verbas municipais e da paciência da população com a benção dada pelo poder Legislativo.
As ações do Ministério Público e do GAECO (braço operacional desse Ministério) são mais que bem-vindas. São Necessárias, Urgentes e Indispensáveis a manutenção da ordem e moralidade do poder público que infelizmente está totalmente corroído pela podridão que impera em seu meio.
A limpeza já começou e nós estamos aqui prontos para ajudar na faxina.
E perguntamos outra vez:
Quem será o próximo?