28 de jan. de 2014

Altos cargos e salários refletem na falta de investimentos na prefeitura de Saltinho



Foto: Blog do Geraldo José



                                                                                            Por Carlos Borges


Centro do Idoso parado há meses. Escola do Bairrinho fechada. Creche há dois anos sem terminar. Veículos sucateados em oficinas, parados há meses a espera de recursos para conserto, e necessários aos usuários da saúde. Falta de água. Má qualidade da água. Falta de estrutura e capacidade de tratamento da água. Falta de tratamento adequado do esgoto. E por ai vai a lista da inércia da atual administração do prefeito Grilo.

         Para que isso tudo, e outros investimentos mais pudessem ser viabilizados, há que haver recursos financeiros. Sabemos que nada se faz sem recursos na área pública e sabemos mais: os recursos devem ser muito bem aplicados, com planejamento sabendo onde e quando gastar.

Mas essa não é a tônica do atual prefeito Grilo. Como prova disso basta dar uma olhado no Diário Oficial de Piracicaba do dia 24 de janeiro de 2014, página 11, e olhar o Relatório de Gestão Fiscal de 2013 da prefeitura de Saltinho.

Foto: EPTV - Portal G1


Pasmem senhores leitores: a administração do prefeito Grilo fechou o ano, segundo relatório oficial com gastos de 51,16% em pessoal, apenas 1.05% aquém do permitido pela teto máximo que é de 54% segundo a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal - apertado demais para um município do nosso porte.

Em números, o prefeito Grilo gastou de uma receita de R$ 19 milhões, R$ 10 milhões com a folha de pagamento dos funcionários. Segundo os maiores economistas, entre eles o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, para que um município possa se desenvolver plenamente, não deve gastar com pessoal mais do que sua maior receita.

No caso de Saltinho a maior receita é o “Repasse Fundo a Fundo” da União que em 2013 foi de R$ 6 milhões. Traduzindo isso em percentagem,  50% acima do  recomendado. Portanto, com esses  números, o prefeito Grilo está dando uma aula de ingerência administrativa pública.

Para nós, esse número já era esperado, pois ao longo do ano de 2013 o prefeito Grilo foi benevolente ao máximo com alguns de seus fieis amigos políticos agraciando-os com cargos de altíssimos salários. Outros com as benesses das gratificações de 20% a mais no salário por abono desempenho.

 Não bastasse isso, o grande número de estagiários que perambulam pelos corredores de todos os departamentos, praticamente sem função alguma, e grife-se aqui, não por culpa deles, mas sim por falta de uma necessária supervisão.

Enquanto isso, a grande maioria dos funcionários que carregam o fardo de um honroso trabalho, ficaram com os míseros 6% de aumento em seus salários. Aumento esse que só cobriu a perda inflacionária, e não acrescentou nada de ganho real. 
                           

Esse blog já havia previsto há alguns meses atrás, quando da criação de vários cargos com altos salários aprovados pelos vereadores,  que isso iria ocorrer. Não é ser vidente e sim ter visão, o que é bem diferente.

Agora estamos colhendo os frutos com falta de recursos para investimentos em custeio e obras. Saltinho está parado, apesar do slogan de campanha do  prefeito Grilo à reeleição: “Saltinho não pode parar”. E continuará assim, caso não haja um enxugamento do excesso de funcionários de cargos políticos com altíssimos salários não condizentes com suas funções.

Como dizia o saudoso Mário Covas: “governar é eleger prioridades”, e parece que, infelizmente, a administração Grilo elegeu como prioridade agraciar amigos com inúmeros cargos e gordos salários, em detrimento de investimentos em melhoria da saúde, do saneamento básico, cultura, lazer segurança, etc.

E a prova disso vem de números oficiais.