20 de jan. de 2014

A Segurança Pública em Saltinho

A PREVENÇÃO AO CRIME - Uma alternativa viável



Na semana passada, exibimos o problema grave da falta de segurança pública que Saltinho vem sofrendo e da inércia do poder público municipal em relação a esse problema.

Ainda naquele texto, mostramos que é perfeitamente possível, necessário e urgente a Criação da Guarda Municipal de Saltinho.

Hoje vamos mostrar como é possível criar uma segurança municipal efetiva baseada na estratégia, no conhecimento territorial e na boa administração dos recursos públicos municipais.

Somando-se a Criação da Guarda Municipal de Saltinho, é indispensável a criação de um Centro de Monitoramento Territorial.

Esse centro consiste em um espaço onde a cidade de Saltinho, especialmente suas ruas, seriam vigiadas via câmeras de alta resolução 24 horas por dia.





Veja bem caro leitor, estamos nos referindo aqui as Câmeras do tipo “Speed Dome”. Esses aparelhos possuem alta resolução, zoom de até 700 metros nítido de dia e de noite, rotação de 360 graus, além de capa protetora que impossibilita as pessoas saber onde ela está monitorando no momento.




Em conversa com membros da Guarda Municipal de Piracicaba, cidade onde esse centro de monitoramento já é uma realidade, os mesmos disseram que uma pessoa treinada consegue monitorar 12 câmeras em um monitor.

Portanto, DUAS PESSOAS (por turno) seriam capazes de vigiar 24 pontos estratégicos da cidade, ou seja, entradas e saídas da cidade, escolas, pontos comerciais, bancos, etc.

Esse é o tipo de Segurança PREVENTIVA que gostaríamos de ver na cidade. Estamos cientes de que ela não eliminará a criminalidade completamente, mas seria uma grande ferramenta no combate e na prevenção ao crime.

É claro que estamos também cientes que existe um custo por trás da criação, operacionalização e manutenção dessa política de prevenção, mas também já demonstramos em textos anteriores que existem diversas áreas no poder público municipal que podem ser melhores administradas  e, desse modo, economizar muito dinheiro para investir nas reais e urgentes necessidades da população.

Por fim, isso é a proposta de uma política efetiva, que não brinca com a segurança e nem faz o cidadão de palhaço. Diferentemente da política de segurança do Prefeito Grilo que em 6 anos de administração o máximo que fez foi instalar 4 câmeras caseiras de péssima qualidade em frente a prefeitura e aparecer no jornal - sempre que a onda de violência na cidade aumenta - dizendo que está preocupado com a segurança da população.



Está mais do que na hora de parar com essa demagogia sobre a segurança pública e tomar atitudes concretas para melhora-la. Nós continuaremos cobrando essas atitudes do poder público municipal.

Segue abaixo alguns dos inúmeros vídeos que dão uma demonstração de como essas câmeras “speed dome” funcionam.








Este outro video mostra como a câmera “speed dome” funciona a noite.