Por Eduardo Montebello
O vereador José Florindo da Cruz foi a tribuna na sessão da Câmara dos Vereadores de Saltinho (27/03) para falar sobre o primeiro surto endêmico de Dengue da história da cidade.
Como vereador governista, em vez de fazer um "mea culpa" assumindo junto com a prefeitura a responsabilidade por não ter realizado programas de combate à Dengue desde 2009, ele coloca a culpa no Povo.
Desde 2009, a Prefeitura de Saltinho não realiza programas de combate à Dengue como: a inspeção das residências por agentes de saúde da cidade, a distribuição de folheto informativo, a educação das crianças nas redes de ensino fundamental etc.
Agora, em Março de 2012 chegou a conta da irresponsabilidade do prefeito e sua trupe: o 1º Surto de Dengue da história da cidade.
Como o combate à Dengue não é obra – não é uma ação glamorosa que chame a atenção do povo – ele está fora da pauta do prefeito Grilo. No entanto, ele não está fora da pauta da população que vem sofrendo com o descaso da prefeitura.
Diversos foram os relatos colhidos por esse Blog onde residentes se queixam das enormes dores, febres e mal estar causados pela dengue, além da completa impossibilidade de conseguir sair da cama nos primeiros sete dias depois da manifestação do vírus no corpo.
A função do poder público nos casos de ameaças endêmicas como a Dengue é bem simples. Ele deve informar, educar e conscientizar a população para como se prevenir da Dengue e como agir no caso de se contrair o vírus.
Por outro lado, também é obrigação do poder público fazer campanhas de fiscalização das residências, empresas, comércios, indústrias e terrenos baldios da cidade para combater os focos de procriação das larvas do mosquito da Dengue.
Infelizmente, nenhuma dessas ações foram feitas pela atual administração do prefeito Grilo. O povo esta às escuras no combate a esse inimigo. Culpa do povo? Não, Culpa da Prefeitura.
Nesse momento não adianta ficar apenas chorando pelo leite derramado. A prefeitura deve responder por seus atos omissos, sem dúvida. Todavia, o mais importante agora é a UNIÃO do POVO em um esforço coletivo para acabar com a o surto de Dengue da cidade.
O povo não pode mais deixar nas mãos de incompetentes um assunto tão sério que envolve a saúde e a vida de todos nós.
Vamos juntos acabar com a Dengue!