12 de ago. de 2013

Saltinho Parou, mas a violência continua aumentando.



Por Eduardo Montebello

Se existe uma coisa que é característica dessa atual administração é não dar ouvidos às críticas.

No quesito violência então, ela nunca, mais nunca deu se quer a mínima para o clamor popular e as exigências da oposição.

A violência em Saltinho está assustando demais toda a população.

Voltamos a viver uma onda de violência que é impossível de se conter com o reduzidíssimo número de policiais militares da cidade (não há como fazer milagres!).

E olha que estamos embasados mais uma vez pelos dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e, somando-se a isso, temos a matéria do Presidente da Câmara de Saltinho, Rodrigo Arthur, o Cartucheira, enfatizando a que ponto chegou a violência na cidade devido ao descaso que a segurança pública vem sofrendo em Saltinho.

Nós mesmos escrevemos EM JULHO de 2011 dois artigos para este blog tratando exclusivamente da precária segurança pública de Saltinho e do descaso do prefeito com a mesma.

Pergunto a vocês caro (e)leitor: você se lembra quais foram as medidas que o prefeito Grilo tomou sobre a segurança pública de Saltinho ao longo dos últimos 5 anos?

A resposta?

A resposta é uma. Isso mesmo, a única coisa que o prefeito fez foi colocar quatro câmeras caseiras para vigiar a esquina da prefeitura por um preço absurdamente caro. (Essa medida foi eleita a grande piada do ano pelos internautas na época).

É triste ver alguém que se diz policial de carreira (como é o caso do prefeito Grilo) ter tanto descaso com a segurança da população.

O descaso é tamanho que mesmo o famoso COMSEG (Conselho Municipal de Segurança Pública), está inativo desde o primeiro ano da atual administração Grilo, sendo o prefeito questionado inúmeras vezes pelo ex-vereador Carlos Borges sobre os motivos do não funcionamento daquele conselho. Mesmo com a pressão da oposição e com o aumento da violência na época, o prefeito continuou com seu descaso e tocou a situação “com a barriga”.

Agora vem a conta. Nas palavras do próprio Cartucheira*, em Saltinho: “(...) o número de roubos subiu 600%. O mesmo ocorre com a quantidade de roubo de veículos, que aumentou em 300%, e o de furto de veículos, elevado em 166%”.


Até quando o prefeito Grilo vai tapar o sol com a peneira? Até quando ele vai brincar com a segurança da população de Saltinho.

É muito fácil alguém que tem recursos para contratar segurança particular brincar com a segurança da população. Quem não se lembra do número absurdo de seguranças privados que o prefeito contratou para fazer a proteção de sua casa, da casa do filho, e de seu supermercado, no dia da manifestação em Saltinho? Assim é fácil.

Quando o prefeito vai tomar juízo? Quando ele vai enxugar a folha de pagamento da prefeitura com a demissão dos caríssimos cargos de confiança e criar uma guarda municipal para ajudar a manter a segurança da cidade?

Quando ele vai anular um contrato absurdo com a ECOTERRA em mais de R$ 500 mil pra cortar  mato e montar uma central efetiva de monitoramento da cidade, com câmeras de alto padrão e pessoal treinado para vigiar 24 horas nossas ruas?

Até quando a população vai ficar calada, trancafiada, ressentida em sair nas ruas por medo da violência e por culpa do descaso do prefeito Grilo com nossa segurança?

Prefeito Grilo, nós pagamos os impostos, eles não são poucos! Agora queremos que eles sejam aplicados na segurança da cidade.

Como vai ser prefeito Grilo?


Segue abaixo os links com nossas postagens anteriores sobre segurança em Saltinho:




* Fonte: A Folha de Saltinho, 10/08/2013, pg.5.