20 de ago. de 2013

Sobre ilusões, descasos e mentiras

A Prefeitura de Saltinho e a Segurança Pública




Por Eduardo Montebello

Que os roubos, furtos e assaltos da cidade estão crescendo de maneira assustadora, não é novidade para ninguém.

Que é impossível fazer uma segurança púbica efetiva, extensiva e de qualidade para a cidade com um efetivo policial tão reduzido é fato consumado para os saltinhenses.

Agora, ver um Prefeito – que é policial de carreira – escrever via sua assessoria de imprensa uma matéria sobre segurança pública na capa no Jornaleco da cidade, onde o mesmo tenta se isentar da culpa pelo aumento vertiginoso da violência na cidade... ah, isso não tem preço!

Em um texto enfadonho, mal escrito e desconexo, a assessoria de imprensa do prefeito Grilo faz malabarismos dignos de circo de fundo de quintal para tentar isentá-lo de seu descaso com a segurança pública da cidade.

Não dá pra saber o que é pior no texto:

Se o seu esforço parar dizer que vive pedindo reforços; porém, não é atendido pelos órgãos competentes;

Se o seu argumento falido sobre as câmeras caseiras instaladas em frente à Prefeitura;

Se as suas mentiras deslavadas sobre a criação da Guarda Municipal de Saltinho.

Vamos focar nossa discussão nas mentiras do Prefeito Grilo:

No texto o prefeito diz que “está estudando a viabilidade da criação da guarda municipal da cidade”, balela.

Não existe em nenhum lugar do Orçamento Municipal de 2013 - um centavo sequer - destinado à criação da Guarda Municipal, logo, isso não vai acontecer esse ano.

Só para informar você (e)leitor, o Orçamento de 2014 já foi votado pela Câmara, e não existe uma linha sequer citando alguma verba destinada para a Guarda Municipal. Portanto, não espere a criação da mesma para o próximo ano. É mentira.

Aliás, a mentira é tão grande e escandalosa, que para montar uma Guarda Municipal efetiva na cidade, seria necessária pelo menos à contratação imediata de doze policias para que em todos os turnos houvesse policiais nas ruas.

Agora pergunto: como o prefeito Grilo conseguirá fazer isso com uma folha de pagamento de pessoal já na estratosfera. Nem dinheiro para pagar as horas extras dos funcionários ele tem. Como ele vai contratar mais gente?

Portanto, além da matéria desse último sábado ser vaga no todo, ela é vergonhosa e mentirosa.

O pior é que já se passaram quatro anos e nada foi feito. Ele vem herdando sua própria herança. E agora vem a conta pra todos nós pagarmos, ou seja, o aumento da violência, somado a uma maquina pública incapaz de criar políticas efetivas de segurança pública com nossos impostos.

Dinheiro tem, o que falta é uma gestão competente e séria com o dinheiro público.

Uma administração que, ao invés de contratar pessoas para cargos de confiança para honrar compromissos de campanha com Judas Iscariótes de supermercados alheios, deveria usar esse dinheiro para criar a Guarda Municipal.

A folha de pagamento está onerosa prefeito. Chegou a hora de demitir e cortar a bonificação de 20% para seus amiguinhos e usar esse dinheiro em prol ao povo, não em prol a sua corja.

E o contrato com a Ecoterra? Mais de R$ 500 mil por ano pra cortar mato? Enquanto o povo fica trancafiado em casa com medo de ladrão numa cidade como Saltinho? Tenha a santa paciência!

Até onde vamos ficar parados vendo esse descaso da prefeitura?

E os vereadores, vão ficar quietos até quando?

Encerro reafirmando o título desse artigo: Saltinho vive uma onda de ilusões, descasos e mentiras feitas pelo poder público municipal a fim de acobertar sua incompetência administrativa, seu desdém com o dinheiro público e seu descaso com os anseios do povo.

12 de ago. de 2013

Saltinho Parou, mas a violência continua aumentando.



Por Eduardo Montebello

Se existe uma coisa que é característica dessa atual administração é não dar ouvidos às críticas.

No quesito violência então, ela nunca, mais nunca deu se quer a mínima para o clamor popular e as exigências da oposição.

A violência em Saltinho está assustando demais toda a população.

Voltamos a viver uma onda de violência que é impossível de se conter com o reduzidíssimo número de policiais militares da cidade (não há como fazer milagres!).

E olha que estamos embasados mais uma vez pelos dados da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e, somando-se a isso, temos a matéria do Presidente da Câmara de Saltinho, Rodrigo Arthur, o Cartucheira, enfatizando a que ponto chegou a violência na cidade devido ao descaso que a segurança pública vem sofrendo em Saltinho.

Nós mesmos escrevemos EM JULHO de 2011 dois artigos para este blog tratando exclusivamente da precária segurança pública de Saltinho e do descaso do prefeito com a mesma.

Pergunto a vocês caro (e)leitor: você se lembra quais foram as medidas que o prefeito Grilo tomou sobre a segurança pública de Saltinho ao longo dos últimos 5 anos?

A resposta?

A resposta é uma. Isso mesmo, a única coisa que o prefeito fez foi colocar quatro câmeras caseiras para vigiar a esquina da prefeitura por um preço absurdamente caro. (Essa medida foi eleita a grande piada do ano pelos internautas na época).

É triste ver alguém que se diz policial de carreira (como é o caso do prefeito Grilo) ter tanto descaso com a segurança da população.

O descaso é tamanho que mesmo o famoso COMSEG (Conselho Municipal de Segurança Pública), está inativo desde o primeiro ano da atual administração Grilo, sendo o prefeito questionado inúmeras vezes pelo ex-vereador Carlos Borges sobre os motivos do não funcionamento daquele conselho. Mesmo com a pressão da oposição e com o aumento da violência na época, o prefeito continuou com seu descaso e tocou a situação “com a barriga”.

Agora vem a conta. Nas palavras do próprio Cartucheira*, em Saltinho: “(...) o número de roubos subiu 600%. O mesmo ocorre com a quantidade de roubo de veículos, que aumentou em 300%, e o de furto de veículos, elevado em 166%”.


Até quando o prefeito Grilo vai tapar o sol com a peneira? Até quando ele vai brincar com a segurança da população de Saltinho.

É muito fácil alguém que tem recursos para contratar segurança particular brincar com a segurança da população. Quem não se lembra do número absurdo de seguranças privados que o prefeito contratou para fazer a proteção de sua casa, da casa do filho, e de seu supermercado, no dia da manifestação em Saltinho? Assim é fácil.

Quando o prefeito vai tomar juízo? Quando ele vai enxugar a folha de pagamento da prefeitura com a demissão dos caríssimos cargos de confiança e criar uma guarda municipal para ajudar a manter a segurança da cidade?

Quando ele vai anular um contrato absurdo com a ECOTERRA em mais de R$ 500 mil pra cortar  mato e montar uma central efetiva de monitoramento da cidade, com câmeras de alto padrão e pessoal treinado para vigiar 24 horas nossas ruas?

Até quando a população vai ficar calada, trancafiada, ressentida em sair nas ruas por medo da violência e por culpa do descaso do prefeito Grilo com nossa segurança?

Prefeito Grilo, nós pagamos os impostos, eles não são poucos! Agora queremos que eles sejam aplicados na segurança da cidade.

Como vai ser prefeito Grilo?


Segue abaixo os links com nossas postagens anteriores sobre segurança em Saltinho:




* Fonte: A Folha de Saltinho, 10/08/2013, pg.5.

7 de ago. de 2013

Saltinho não pode parar?

Por Eduardo Montebello

Provavelmente você ainda deve se lembrar do lema do prefeito Grilo em sua campanha para reeleição: “Saltinho não pode parar, Grilo tem que continuar...”.

Então..., Grilo foi reeleito e o que aconteceu em seguida foi uma inversão total de seu lema: Grilo continuou. Saltinho Parou!

O desgoverno grilista é tanto que há mais de seis meses uma Van-Transporte da Saúde que deveria levar pacientes para outras cidades para fazerem consultas, exames ou cirurgias está PARADA no pátio da Prefeitura.



A denúncia veio de funcionários da prefeitura que passam todos os dias em frente dessa Van. Funcionários da saúde também confirmaram o problema com esse veículo.

Segundo apuramos, a Van está parada todo esse tempo por estar com o LICENCIAMENTO VENCIDO DESDE AGOSTO DE 2011, pasmem senhores contribuintes; será que seu dinheiro merece esse descaso? Será que os usuários da Saúde que necessitam desse tipo de transporte conseguem entender que seu dinheiro não retorna em seu benefício?



Fomos informados ainda que este não é um caso isolado e que há outros veículos da prefeitura circulando por aí com documentação irregular.

O que é ainda mais grave, a prefeitura de Saltinho está usando um Micro-ônibus da Educação destinado para transporte escolar para  transportar os usuários da saúde. Como fica isso perante o FUNDEB senhor prefeito?

E a Câmara? Onde está a fiscalização dos nossos vereadores? Porque o silêncio deles em relação a esse problema, ou eles vão alegar ignorância do fato?



Infelizmente não gostaríamos de estar trazendo esse tipo de notícias ao povo saltinhense, mas não tem como ficar calado diante de tanto descaso com os direitos dos  saltinhenses.

O pior é que a coisa não para por aí, na próxima semana estaremos aqui novamente e com denúncias ainda mais sérias sobre o descaso com a coisa pública em Saltinho.