4 de jan. de 2011

O fogo do Grilo


Postado por Renata Perazoli

Quando fui convidada a compor a equipe do blog A Janela Indiscreta, o objetivo era escrever sobre temas diversos, que não propriamente tivesse ligação com Saltinho. Mas... passei o Reveillon com amigos nessa bela cidade e não pude deixar de ver os fogos de artifícios proporcionados pela Prefeitura de Saltinho, conforme anunciava o locutor que apresentava o show bem no centro da cidade. Se era da Prefeitura, era o fogo do Grilo.


Grilo é um populista, gosta de fazer e participar de festas populares. Isso agrada algumas pessoas e desagrada outras. Normal. Não é possível agradar gregos e troianos. Só que a festa popular promovida por Grilo reuniu muitas pessoas e onde há aglomeração, há confusão, ainda mais quando se mistura a tudo isso bebidas alcoólicas.


Não participei desta festa popular, mas passei por trás do palco onde acontecia o show. A cena presenciada me deixou preocupada e meu início de ano ficou mais triste. Eram jovens consumindo bebidas alcoólicas e algumas discussões aconteciam entre casais e amigos. Eu vi um moleque jogando uma garrafa de vidro simplesmente pelo prazer de vê-la quebrando. Por pouco, não atingiu o meu carro. Mais adiante, havia um casal discutindo, depois outro e outro. Não creio que essa é a melhor forma de iniciar um ano, quando sempre desejamos paz, amor, felicidade, saúde, sucesso.


Esse comportamento entre os jovens se repete em diversas cidades e bares. Creio que a função do poder público é promover ações de educação para, ao menos, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas entre todos, principalmente os mais novos. Não sei a idade desses jovens que consumiam bebidas, alguns aparentavam ter menos de 18 anos, mas aparência não revela a verdadeira idade.


Podemos ser hedonista, porém o prazer individual de cada um deve estar aliado com qualidade de vida e benefício próprio. Jamais aliado a qualquer forma de prejudicar outra pessoa por meio de discussões que podem gerar qualquer outra forma de violência.


Feliz 2011! Com muita PAZ!