21 de dez. de 2010

Época de mais contas...



Postado por Renata Perazoli
 
“Então é Natal. O que você fez?  O ano termina e nasce outra vez...”, assim começa a música interpretada pela cantora Simone e tantos outros cantores pelo Brasil afora. Respondendo aos questionamentos: paguei  diversas contas e muitos impostos;  ajudei a escolher o novo presidente, os deputados estaduais e federais e os senadores; trabalhei e sobrevivi.

Quando o ano nasce, as contas voltam. O começo do ano é quando pagamos mais contas: tem IPTU para quem tem casa ou terreno; IPVA para quem tem carro, moto ou qualquer outro veículo motor terrestre;  compra de material escolar, entre outras. Contas impossíveis de serrem pagas com  o 13º. e as férias. Lógico! Isso para um trabalhador comum, sem privilégios de ser um político bem remunerado ou um grande empresário sucedido.

Depois de pagarmos tantos impostos (tudo que compramos tem imposto embutido e nem sabemos quanto pagamos), quando necessitamos temos dificuldade em encontrar médicos, exames ou ensino de qualidade no serviço público. Pagamos duplamente por esses serviços ao contratar plano médico ou escola.

Precisamos aprender a votar, repensar no nosso voto. Acompanhar os candidatos eleitos, saber suas propostas e se estão sendo colocadas em práticas. Se o candidato ao qual deu o voto não venceu a eleição, sem problema. Acompanhe todos os políticos. Afinal, somos nós que os colocamos no cargo que ocupam e nós quem pagamos os salários de cada um deles.

Fica aqui o meu presente de Natal para cada leitor desse novo blog: pensar sobre quem colocamos no governo e o que realmente está sendo feito em prol da melhoria da nação, e não de pequenos grupos que os ajudaram a vencer a eleição. Daqui dois anos teremos novas eleições, desta vez para prefeito e vereadores. Fiquem atentos com o trabalho feito por quem está no governo agora, faça a sua avaliação e analise bem cada um. Podemos e devemos mudar!

Cuidado! Nesse período de festas gastamos mais e acumulamos mais contas para o próximo ano.

Feliz Natal!